quinta-feira, 10 de maio de 2007

Televisão de Cachorro


Não, o título deste post não se trata dos fornos verticais de frango em padarias. Passei os últimos dias com febre e garganta inflamada. Mas hoje acordei bem melhor, obrigado. Tive a oportunidade em dividir meu tempo entre a Internet e a programação televisiva, tendo dispensado maior tempo a este último. Diferentemente do músico Falcão (não, não me refiro ao vocalista do O Rappa e sim ao cantor-brega cearense) não refleti sobre o futuro da nação e o imposto predial (mesmo porque ele o fez à mesa de um bar), mas pude 'refletir' sobre a programação televisiva supracitada (ou aquilo que chamam de programação) e cheguei à óbvia conclusão de que a 'tv aberta' (os canais de sinal livre/grátis) é um lixo, com raríssimas exceções. Nada contra quem assiste novelas, principalmente as mulheres, as quais têm essa 'necessidade' secular, a qual, creio eu, que deva ser para suprir alguma ausência sentimental em suas vidas onde os maiores culpados somos nós, homens, cruéis monstros desprovidos de amor e benevolência, claro. Mas, voltando ao foco da 'reflexão', alguns programas se salvam, como, por exemplo, A Grande Família. Eu adorava 'Os Normais'. Pena que acabou. Mas tudo bem, ainda estou vivo e a vida segue (!!!!!!). Tenho duas sobrinhas e ambas são irmãs. A propósito, são lindas e muito fofas (sim, sou um tio-coruja!). A mais velha tem 9 anos e é fã de 'Rebelde', um lixo mexicano que deveria ser abolido do Brasil. Como vivemos em um país livre (??) não podemos fazer isso, mas não seria nada mal (e correto) que seu horário fosse mais tarde, pelo péssimo exemplo que dá às crianças. Se vestem com roupas apertadinhas, provocantes, e as conversas são de pura azaração e insinuações. Até aí nada demais a não ser pelo fato de que crianças de 7 anos são fiéis telespectadoras. Coincidência ou não, minha sobrinha mais velha (lembram dela?) é uma autêntica criança rebelde... Serei direto, acho que a única programação que 'presta' é a da tv fechada (tv a cabo ou Sky). Eu, por exemplo, se deixar assisto History Channel e Discovery Channel o dia todo, alternando entre os 2 na programação e intercalando entre os noticiários, também da tv fechada, pois são mais específicos e all time. Sou um fanático por (bons) seriados. De tal maneira que praticamente nem assisto na tv, haja vista que o tempo de demora de um episódio e/ou temporada nova que sai nos EUA/Inglaterra até chegar em nossa tv é bem alto, me 'obrigando' a baixar os episódios na Internet, com legenda embutida e tudo, somente 1 dia após passar nos States. Só pra constar, baixar filmes e seriados não é crime em nosso país. Crime é você objetivar lucro com eles (baixar, gravar e revender, por exemplo).
Encerrando (ufa!), sei que a realidade de nosso país impede a grande maioria de se dar ao luxo de ter uma tv a cabo ou Sky, mas o que muitos veêm como luxo eu vejo como algo de extrema utilidade, desde que a pessoa tenha condições. Se um pai de família pode gastar algumas centenas de reais por mês exendo seu respectivo orifício retofuricular de cerveja e afins, ele tem total condição de dar essa opção, por que não dizer, cultural, pra sua família. Bem, é minha opinião, ninguém é obrigado a concordar. Também não serei cínico de dizer 'minha humilde opinião' pois eu estaria a desvalorizando. Resumindo, minha opinião de humilde não tem nada.
Já dizia o velho deitado: 'Os últimos serão desclassificados".

Nenhum comentário: