segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O Natal é uma comemoração especial e um tempo de refletir.

Como trata-se, a princípio, de uma comemoração cristã que festeja o nascimento de Jesus, podemos pensar certas coisas em comum. Então, certas reflexões surgem e algumas perguntas inevitáveis…

Onde estava o Papai Noel quando Jesus nasceu?

Qual dos pastores de Belém, aos quais o anjo anunciou o nascimento de Cristo, era o Papai Noel?

O quê? Ele não era um pastor de ovelhas? Nem morava em Belém?

Seria o Papai Noel uma figura dos reis que visitaram o menino Jesus?

Pensando bem.. mitos nórdicos não combinam com histórias bíblicas.

Mas São Nicolau era um Papa ou um elfo? Como existem mundo e mundos.. não fica difícil misturar o real com o imaginário e criar um conto de fadas.. com duendes e tudo que se tem direito.

Mas, voltando ao Natal..

Muitas vendas... muitos presentes... o comércio faturou... o papai noel se dividiu em um milhão e saiu pelos shoppings dizendo “ho ho ho”...

Enquanto isso o nome da festa foi pouco falado, principalmente na mídia, porque, a não ser nas capelas e igrejas, o papai noel caiu na boca do povo.

Ao invés de Belém, falou-se em pólo norte. Ao invés de ovelhas, elfos. No lugar de manjedoura, animais voadores... E por aí vai.

A diferença é que o papai noel faz muito sucesso no comércio. A história de Jesus é algo de religião e poucos ligam para essa história, a não ser os verdadeiros fiéis.

Então, deixando as renas de lado e pegando carona na popularidade de Cristo, papai noel entregou muitos presentes e teve um dia de rei. Mas, o aniversariante do dia não teve toda essa atenção nesse dia. Talvez porque o dia 25 de dezembro seja apenas uma data que deveria ser mais comemorada com o cristianismo e nos moldes cristãos, mas que tornou-se um dia tipicamente comercial representado pelo papai noel, mas o verdadeiro Natal é comemorado o ano inteiro, quando os verdadeiros fiéis e cristãos agradecem a Deus pela vinda de Jesus. Então, feliz natal! Durante os 365 dias de 2009, ou seja, feliz ano novo!

Um comentário:

Mariana Moralles disse...

Adoroooo sua maneira de escrever sabia???? Beijossssss Sarah Lee!!